terça-feira, 26 de março de 2013

Páscoa na Espanha

Sei que ainda estou devendo post de outras datas comemorativas daqui, mas como a Páscoa tá chegando, melhor um post com assunto recente do que 6 atrasados... hehehe
(fica aqui meu compromisso para: Natal, Ano Novo, Dia de Reis, Dia dos Namorados e Dia dos Pais... aff!)

Enfim, como a Espanha é muito católica (mais de 75%da população), todas escolas fazem mini férias, com descanso toda a semana santa + a segunda-feira pós-Páscoa. 
(exceto a do meu marido que só para (para, de parar, ficou muito esquisita sem acento com a nova ortografia!) quinta e sexta santas + segunda, pra azar nosso de não fazer uma viagem longa, porém sorte do nosso bolso!) 

Completamente diferente do Brasil, aqui os ovos de Páscoa não são febre nacional!!!
Fiquei surpresa com a diferença, porque frequentamos três mercados e só um deles tem ovos de Páscoa e com quantidades mínimas...
Pois é... Isso é tudo! Duas prateleiras xexelentas de coelhinhos, uma de ovos e outra de mini ovinhos...
E não vai pensando que o mercado é pequeno porque não é não! É grande, tipo Extra, Carrefour...
A questão é cultural, mesmo... 

Até mostrei fotos dos nossos mercados no Brasil e o povo daqui não acreditou nos corredores abarrotados... Perguntavam: mas tudo isso é ovo de Páscoa, mesmo? Mas por que tantos, é barato?

Não, não, nada disso, meu povo... É caro, caro pra cassete! Um absurdo, um roubo e qualquer outro sinônimo do capitalismo com um governo que rouba muito e faz pouco...
E a gente (brasileiro) reclama do preço, mas não deixa de comprar, não!

Mas indignações de preços e impostos brasileiros à parte, outro costume diferente é o das torrijas, que nada mais são que as nossas rabanadas de natal (aquela sobremesa de pão velho, leite e açúcar que pode fazer frita ou assada e "eu ki num gótu"... sim, mã, eu sempre comia uma, mas só pra agradar a vovó... treco "esmoleguento"... eca! mas uma coisa pra dizer pras crianças que a mamãe não come porque tem alergia... hahahah).

De resto, tudo igual: procissões, almoço em família e colomba. (nham, nham, nham para as duas últimas! a primeira não, obrigada!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário