sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cerrado por vacaciones (fechado pra férias)

Não, não é o blog. Ainda não... (entre uma viagem e outra ainda dou um jeito de escrever mal e porcamente...)

Essa é uma das coisas mais curiosas que me deparei pela Espanha (não é só em Madrid, não. Vimos em várias outras cidades): comércios fechados pra férias. 
E o pior: durante as férias!

Tipo, a cidade tá abarrotada de turistas enlouquecidos pra torrar a grana e algumas lojas e (pasme!) bares (sim, ba-res!) estão fechados porque o dono tacou o foda-se e foi dar um relax os funcionários estão TODOS de uma só vez de férias... 
Isso, aqui eles tiram férias durante as férias pra também aproveitarem as férias...

(E não é só bar copo sujo, não. Uns barzinhos e bistrôs bem jeitosinhos cerrados por vacaciones...)

ps: favor não prestar atenção no bração GG nos reflexos dos vidros... abafa!

4 comentários:

  1. É estranho mas acontece, Si!!!!!
    No Sul do Brasil tem muito disso...
    Em Santa Catarina, os restaurantes não abrem aos domingos, pode?!!!!
    Em Nova Odessa, só funciona das 11h às 14h... ou seja, foda-se sua fome, fora deste horário!!!
    Muito boa essa sua postagem!!!!
    Beijos mil com amor,

    ResponderExcluir
  2. Oi Sirley.
    Vc conhece as demais cidades (com praia) da Espanha?
    Explico: estou procurando uma região na Espanha para chamar de minha, comprar um imóvel, o porque são vários, estou cansada do Brasil (pega mais na segurança, corrupção e "falta" de educação), falta de perspectiva de futuro para meus filhos e os altos custos.
    Moro no eixo São Paulo/Ilhabela (sinceridade + em Ilhabela), Ilhabela porque amamos praia, clima quente, cidade pequena de fácil locomoção (sem trânsitos absurdos e transporte público, que se usássemos, seria viável), de fazer amigos, barco e o principal segurança (óbvio né?), em SP pela cultura (concertos, shows, musicais, óperas, exposições, etc...), bons restaurantes, cinema, atualidades e afins.
    Adoramos Andaluzia (mais Estepona e Málaga que se assemelham à Ilhabela) pelas praias, clima e povo amigo, mas pouco trabalho, menos lazer de cultura, menos oportunidades de estudo, menos atualizada, sinto que, para incluir futuro para meus filhos, o mais promissor (em estudo, cultura e trabalho) seria a região da Catalunha (se assemelha a SP/RJ), porém acredito que o povo de lá não é caloroso, as praias tem água mais fria, agitada demais para barcos, custo de vida e imóveis mais elevado, além do idioma (nem Inglês, nem castelhano), mas ainda temos a região de Múrcia (Alicante)/Valência (se assemelha a Guarujá/Santos), bem, essa região acho que é coluna do meio, povo + ou - caloroso, praias + ou - legais, estudo, trabalho e cultura entre as 2 anteriores.
    Se conheces essas regiões, teria uma opinião formada para me dar um HELP?
    A sua cidade Madrid é sensacional para mim, mas sem o "mar" meu marido não topa.
    Para vc entender melhor, somos na faixa de 50 anos, empresários (+ ou - aposentados), com filhos de 30, 22 e 17 anos e tenho cidadania espanhola. Eu e meu marido não precisamos trabalhar (temos renda), mas meus filhos sim (talvez abrir um comércio para eles), além da caçula precisar de universidade, quer ser oceanógrafa ou bióloga, o que acredito ter campo na Espanha.
    Qualquer experiência ou opinião será muito bem-vinda mesmo!
    Obrigada,
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia.
      tudo bem?

      desculpe a demora em responder…

      vamos lá… conheci algumas regiões na Espanha e tudo é apaixonante!!!

      eu e meu marido voltamos agora no final do ano somente por conta do trabalho que realmente está difícil por aquelas bandas… esse foi o único motivo que nos fez voltar, pq, assim como vc, estou cansada da roubalheira e falta de qualidade de vida do Brasil. nós poderíamos ser uma gde potência mundial se não fossemos tão roubados pelo governo, porque brasileiro é trabalhador pra caramba!

      enfim...

      Andaluzia é bem bacana, mas o verão é de lascar. mto mto mto calor, nível Rio de Janeiro pra cima…
      Catalunha é incrível e Barcelona é exatamente essa mescla de pouco trânsito, praia e muita cultura que vc busca. acredito que a língua não é um problema, porque todos falam espanhol tb e sabem diferenciar quem é espanhol e quem não é. com os espanhóis eles tem um pouco de birra e só falam catalão, mas com estrangeiros em geral são bem simpáticos e falam em espanhol, sem problemas. (se eu morasse na Espanha novamente escolheria Barcelna sem pestanejar!)
      Alicante é uma cidade bem agradável, com sol quase todos os dias do ano, mais calor que Madrid mas nem tanto que nem Andaluzia. tem vida cultural (não tão agitada quanto Madrid e Barcelona), pouco trânsito, etc.
      outras duas boas opções são:
      - Vigo, na Galícia, onde falam espanhol e também o galego, que é muito parecido com o português, além de estar pertíssimo de Portugal;
      - e a região de Astúrias, no norte do país, onde vc tem praia e montanha (com neve!) num raio de 50km… o lugar mais lindo que conheci na Espanha, porém, bem mais fria que a região central e sul.

      minha sugestão, como é uma mudança definitiva e com filhos, é que vc escolha algumas cidades-chave e vcs façam uma viagem por esses locais, conhecendo melhor as oportunidades de comércio, estudo pra sua caçula, etc.

      espero que tenha ajudado… se precisar de mais alguma info específica, que eu tenha passado bato, estou por aqui.
      se quiser, me add no face: Sirley Franco Chalhub

      e lógico, me conte o que resolveu e qdo sai a mudança….

      eu sou suspeita de dizer, mas, nas condições que vc me contou, eu pergunto: o que vcs ainda estão fazendo no Brasil? heheheh
      eu voltaria 1x/ano só pro Natal!

      bjs bjs

      Excluir