domingo, 2 de dezembro de 2012

El metro de Madrid - parte I - lo bueno

Eu já achava o metrô de SP bom (em relação aos outros do Brasil, que eram os que eu conhecia), então, chegamos aqui e eu parecia uma caipira que nunca nem tinha andado de metrô, porque é tudo muito diferente... E melhor! Um dos melhores do mundo, inclusive!
E não é à toa: 12 linhas que ligam a cidade inteira e, de quebra, também suas afueras (afueras = Madrid e Grande Madrid = SP e Grande SP). A linha circular interliga 10 das outras 11 linhas (um perigo pra quem dorme ou está borracho, porque pode dar milhares de voltas que nem tonto. Já soubemos de figuras que passaram esse aperto por umas 2 horas consecutivas... não, dessa vez não fui eu a tonta...).
 
É o principal meio de transporte e todo mundo usa: pobre, executivo, endinheirado, gente simples... Unânime!
Tem uma app que, além de ver a rede de estações e calcular a melhor rota (com baldeações e incluindo tempo), quando você entra no google maps, digita um endereço e escolhe transporte público, ele te joga automaticamente pra app do metrô também.

Tudo super bem sinalizado, com placas pra todos os lados, inclusive com a estação que estamos e as próximas que temos pela frente, incluindo suas conexões...
Qualquer perdido se acha!

O preço não é dos mais baixos (1,50), mas, em contrapartida, você chega a qualquer lugar de metrô. Tem desconto nos bilhetes de 10 viajens (por 12,20€ - como era em SP até começarem a nos roubar mais e retirarem esse desconto por volume).
Se for pras afueras tem que comprar um bilhete extra por mais 1,50€, na própria conexão.
Rolam uns esquemas para turistas, onde se pode viajar quantas vezes quiser por 1 dia (8), 3 dias (13,40), 5 (17,40) ou 7 (25,40).
 
Dá pra comprar bilhetes nas máquinas de autosserviço... E, inclusive, às vezes, é a única forma, porque a maioria das estações não tem ninguém na bilheteria, nem vigiando ao vivo e em cores (só câmeras)... Por isso, pode rolar uma fiscalização, onde pedem que mostre seu bilhete, pra comprovar que você não passou sem pagar, porque, como não tem ninguém de "butuca", tem engraçadinho que entra pela saída (que não é uma roleta como em SP, é tipo uma cancela que você mesmo abre).
 
Tanto na catraca quanto na plataforma tem informação de quantos minutos faltam pro seu trem passar (e o seguinte depois desse). Ótimo porque, se estiver chegando, você já sai correndo! Dentro do trem também tem um display pra informar a próxima estação.
(não dá pra ver muito bem os números por causa da luz forte, mas dá pra entender como é)
(esse é o de dentro do trem)
Alguns trens são super novos e parecem um minhocão gigante, com todos vagões interligados. E os bancos são sempre assim, tipo um paredão (mesmo nos velhotes).

Quase todos tem esse espacinho do lado dos bancos para poner su culito... Eu, como sou meio anã, não chego na altura certa pra isso, mas dá pra se encostar...

E aqui os preguiçosos são obrigados a fazer algo: pelo menos abrir as portas dos vagões quando querem sair, porque não abrem sozinhas... Pra quê? Pra economizar energia!
(nessa foto dá pra ver bem que nem todas as portas abrem)

Uma coisa bem legal é que tem biblioteca em algumas estações (assim como em SP) e também umas salas pra ensaios e preparação de projetos artísticos para atores, músicos e bailarinos (isso ainda não tem em SP, mas quem sabe...).
 
Mas, como sempre é obrigatório ter um porém... Tem alguns poréns... (mas isso eu falo no próximo post, senão esse fica muito grande e meu marido, minha mãe e minha sogra meus leitores ficam aburridos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário